Destaques


Saiba o que são os Grupos de Leitura e Escrita Criativa

Teoria e prática devem andar juntas, diz a sabedoria popular. Dentro desse conceito, a Metamorfose Cursos, além do Curso de Formação de Escritores, também oferece os Grupos de Leitura e Escrita Criativa, que, em resumo, funcionam como a teoria sendo colocada em prática, com pequenos grupos se reunindo semanalmente para ler os textos uns dos outros e discutir.


A primeira a ministrar a atividade dentro da Metamorfose foi a escritora Ana Mello, em 2015. “As pessoas, em geral, dizem se gostam ou não de um texto, mas têm dificuldade de dizer o motivo, certamente por falta de costume de analisar. Os grupos surgiram com essa proposta. É importante a gente saber dizer o que achou, mas sempre com respeito, com empatia”, diz ela.

Com o passar dos anos, Bruna Agra Tessuto assumiu o comando de um grupo também. E, assim como Ana Mello, precisou adaptar o trabalho em função da pandemia. Os grupos, que até então se reuniam ao redor de uma mesa, passaram a se encontrar remotamente. Isso permitiu a participação de pessoas de qualquer lugar do Brasil e até do mundo, como é o caso, por exemplo, de Simone Mattos, do Pará, Fátima Sarmento, da Paraíba, e Kelly Rüegg, brasileira que mora na Suíça. “Os retornos sobre exercícios práticos, a teoria enxuta em aulas dialogadas, tudo é colocado na medida adequada”, afirma Simone.

Até 2020, os grupos duravam um ano inteiro com os mesmos participantes. A partir de então, o formato mudou, passando a durar 8 encontros cada. Assim, acontece um rodízio de pessoas e ideias. Quem quiser, pode participar outra vez, como é o caso de Regina Guaragna, que está participando pela terceira. “É um processo que requer um bom condutor, que nos leve pela mão nos primeiros passos, que tenha afeto e sensibilidade. Nos grupos da Bruna encontrei o ambiente seguro para transformar minha escrita estritamente técnica e objetiva, que desenvolvia profissionalmente há muitos anos. Fui encorajada a me apoderar da palavra e a fazer uso com sensibilidade e emoção. Através das intervenções, passei a observar, ver, sentir, viver e escrever com originalidade, criatividade e, sobretudo, sem medo de me expor às críticas.”

Segundo Marcelo Spalding, criador da Metamorfose, "os grupos de Leitura e Escrita são complementos perfeitos ao Curso de Formação de Escritores, pelo seu caráter prático fundamentado nos conhecimentos adquiridos no curso. Eles funcionaram tão bem que, desde 2021, além dos grupos em horários complementares, são oferecidos também grupos de curta duração dentro do próprio horário do curso regular".

Os Grupos de Leitura e Escrita Criativa da Metamorfose são exclusivos para alunos e ex-alunos do Curso de Formação de Escritores

voltar

Curso Online de Formação de Escritores

Projeto da Metamorfose Cursos e Editora

E-mail: contato@formacaodeescritores.com.br
WhatsApp: 51-99319-5780

Site produzido pela Editora Metamorfose