Destaques


Encontro histórico entre Jane Tutikian e Milton Hatoum no Curso de Formação de Escritores

A aula de encerramento do módulo Narrativas Longas do Curso de Formação de Escritores foi especial, com um encontro inédito entre dois grandes escritores, Jane Tutikian e Milton Hatoum. Jane é professora do módulo, e Milton foi convidado para bater-papo com os alunos, falar sobre processo criativo e seus romances. 



Durante o papo, Milton Hatoum falou sobre seu processo criativo, sobre os bastidores de sua carreira e contou que, embora tenha ficado feliz, levou um susto quando recebeu o Prêmio Jabuti logo na primeira publicação. Segundo Milton, o que não podemos errar em um texto é o narrador: “se você errar o narrador, você erra tudo”. Quando questionado sobre inspiração, falou bastante sobre memória, chegando a afirmar que ela é a musa literatura: “A memória é a imaginação são irmãs siamesas. Acho que tudo o que escrevi tem a ver com momentos da minha vida. A ficção é uma transcendência do vivido”.

Milton Hatoum nasceu em Manaus, em 1952. Estudou arquitetura na USP e estreou na ficção com Relato de um certo Oriente (1989), vencedor do prêmio Jabuti (melhor romance). Seu segundo romance, Dois irmãos (2000), foi adaptado para televisão, teatro e quadrinhos. Com Cinzas do Norte (2005), Hatoum ganhou os prêmios Jabuti, Livro do Ano, Bravo!, APCA e Portugal Telecom. Em 2006, publicou o livro de contos A cidade ilhada. Sua primeira novela, Órfãos do Eldorado (2008), foi adaptada para o cinema. Em 2013, lançou Um solitário à espreita (crônicas) e, em 2017, A noite da espera, primeiro volume da trilogia O Lugar Mais Sombrio. Sua obra de ficção, publicada em catorze países, recebeu em 2018 o prêmio Roger Caillois (Maison de l’Amérique Latine/Pen Club-França).

Jane Tutikian nasceu em Porto Alegre, onde reside. É membro da Academia Literária Feminina, da Academia Rio-Grandense de Letras e do Pen Clube Português. Escreveu 23 livros, entre contos, novelas e novelas infanto-juvenis. Teve dois livros adaptados para o teatro e recebeu alguns dos prêmios mais importantes da literatura brasileira, como Prêmio Jabuti, Açorianos, Tibicuera, etc. Participou de várias antologias nacionais e internacionais. Organizou mais de 20 livros, sendo responsável pelas obras completas de Fernando Pessoa, editada pela L&PM. Foi patrona de muitas Feiras do Livro do interior do RS e patrona da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. É professora titular da UFRGS, tendo sido Diretora do Instituto de Letras e Vice-Reitora.


voltar

Curso Online de Formação de Escritores

Projeto da Metamorfose Cursos e Editora

E-mail: contato@formacaodeescritores.com.br
WhatsApp: 51-99319-5780

Site produzido pela Editora Metamorfose